EMEB Mário Martins de Almeida

Escola: EMEB Mário Martins de Almeida
Público: 6 turmas do 2º ano do Ciclo II
Número de alunos: em torno de 120 alunos
Número de professores: 06

Áreas de conhecimentos: Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática.

Título: Educação Tecnológica

Etapas


1ª aula


Vídeo: Lolo Barnabé – Profª Keila Borini






Conversa:
_ O que o Lolo e a Brisa fizeram na história?
_ Porque nunca estavam felizes e fizeram cada vez mais coisas?
_ Podemos comparar Brisa, Lolo e seu filho com as famílias de hoje

Tarefa: Caixa vermelha, sem motor -  Montar uma cadeira, ficha 01. 

Registro com fotos:


Sugestão de pesquisa (netbooks educacionais):
Tecnologias que fazem bem ao homem e tecnologia
que fazem mal.


2ª aula


Vídeo: Tempo das cavernas.
Clique no link abaixo para assistir o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=VFykQE8ge7I


Texto de apoio: O que é tecnologia.



Tarefa caixa vermelha (sala de aula – disponibilizar 2
aulas de 50 minutos), com motor: Carrinho - Ficha 5. 
Ligar o carrinho no console e fazer o movimento para 
frente e para trás.
        
Registro com fotos.







3ª aula


    
    Vídeo: Carteiro: Robôs feitos com material de educação tecnológica





Clique no link abaixo para assistir o vídeo:

https://www.youtube.com/watchv=IY2B9Q3IHm4&feature=youtu.be


Tarefa caixa vermelha (sala de aula): Um grupo monta 
carrinho(5) e o outro a cancela(H).

Power Point no lab.: Motorização e programação simples

No laboratório: Com o mecanismo construído e conectado 
ao console explorar as possibilidades de funcionamento.

Registro com fotos e vídeos.






4ª aula e 5ª aula




Vídeos: Campeonatos de robôs 
no Japão.




Clique no link abaixo para assistir o vídeo:
Conversa: Onde encontramos robôs? Todos os robôs são 
iguais?

Imagens: Quais destas máquinas são robôs???















Texto de apoio: O que é um robô.






Conversa: O que precisamos fazer para mover o robô???



Jogo de raciocínio e lógica 
para início da programação: 
Cowmaze (Labirinto da Vaca) 
2 aulas 



Clique no link abaixo para jogar:

Sugestão de pesquisa (laboratório ou nos netbooks 
educacionais): Diferentes tipos de robôs utilizados na 
indústria brasileira e internacional.

Sugestões de filmes para as turmas assistirem:
Wall E, Robôs, Transformes, Os Jetsons, Astroboy.



6ª aula

Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar.

Clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4iKu9qtCSXg


Jogos de inicialização na programação


Exploração do site
Ano do Código - Vem Programar!
Assistir os vídeos e fazer os 20 exercícios

Clique no link abaixo:



7ª aula


Exploração do site
Hora do Código

Clique no link abaixo:


Assistir os vídeos e passar as fases.





8ª aula

Exploração do programa Scratch nos netbooks educacionais e no laboratório de informática.



Para acessar o programa Scracth nos netbooks educacionais veja as imagens abaixo:
 


Assistir o vídeo: Aula 01 - Introdução ao Scratch 
Jogos e Animações
Clique no link abaixo:
 
Próximas aulas
 

Programa Scratch – Linguagem de programação 
a professora fará um desafio relacionado com o conteúdo trabalhado em sala de aula, ou seguirá
as vídeo-aulas até a programação de um jogo que 
será postado no site do Scratch e postado no blog 
da escola para as turmas dos anos iniciais jogarem.

Vídeo-aulas:

Aula 02 - Introdução ao Scratch - Jogos e Animações

Clique no link abaixo:


Aula 03 - Introdução ao Scratch - Jogos e Animações

Clique no link abaixo:


Aula 04 - Scratch Desenvolvimento de Jogos e 

Animações - Jogo Boliche

Clique no link abaixo:



Para acessar em casa
  Scratch online

 
Com o Scratch você pode programar suas próprias histórias interativas, jogos e animações e compartilhar suas criações com outros membros da comunidade online.

Clique no link abaixo e acesse a comunidade de aprendizagem criativa:
http://scratch.mit.edu/about/

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu Projeto. As etapas estão bem explicadas, o que facilita o trabalho.

    ResponderExcluir