Escola: EMEB Mário Martins de Almeida
Público: 6 turmas do 2º ano do Ciclo II
Número de alunos: em torno de 120 alunos
Número de professores: 06
Áreas de conhecimentos: Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática.
Título: Educação Tecnológica
Etapas
1ª aula
Vídeo: Lolo Barnabé – Profª Keila Borini
Conversa:
_ O que o Lolo e a Brisa fizeram na história?
_ Porque nunca estavam felizes e fizeram cada vez mais coisas?
_ Podemos comparar Brisa, Lolo e seu filho com as famílias de hoje
Tarefa: Caixa vermelha, sem motor - Montar uma cadeira, ficha 01.
Registro com fotos:
_ O que o Lolo e a Brisa fizeram na história?
_ Porque nunca estavam felizes e fizeram cada vez mais coisas?
_ Podemos comparar Brisa, Lolo e seu filho com as famílias de hoje
Tarefa: Caixa vermelha, sem motor - Montar uma cadeira, ficha 01.
Registro com fotos:
Sugestão de pesquisa (netbooks educacionais):
Tecnologias que fazem bem ao homem e tecnologia
que fazem mal.
2ª aula
Vídeo: Tempo das cavernas.
Clique no link abaixo para assistir o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=VFykQE8ge7I
Texto de apoio: O que é tecnologia.
Tarefa caixa vermelha (sala de aula – disponibilizar 2
aulas de 50 minutos), com motor: Carrinho - Ficha 5.
Ligar o carrinho no console e fazer o movimento para
frente e para trás.
aulas de 50 minutos), com motor: Carrinho - Ficha 5.
Ligar o carrinho no console e fazer o movimento para
frente e para trás.
Registro com fotos.
3ª aula
Vídeo: Carteiro: Robôs feitos com material de educação tecnológica
Clique no link abaixo para assistir o vídeo:
https://www.youtube.com/watchv=IY2B9Q3IHm4&feature=youtu.be
Tarefa caixa vermelha (sala de aula): Um grupo monta
o carrinho(5) e o outro a cancela(H).
Power Point no lab.: Motorização e programação simples
Tarefa caixa vermelha (sala de aula): Um grupo monta
o carrinho(5) e o outro a cancela(H).
Power Point no lab.: Motorização e programação simples
No laboratório: Com o mecanismo construído e conectado
ao console explorar as possibilidades de funcionamento.
Registro com fotos e vídeos.
4ª aula e 5ª aula
Clique no link abaixo para assistir o vídeo:
Conversa: Onde encontramos robôs? Todos os robôs são
iguais?
Imagens: Quais destas máquinas são robôs???
iguais?
Imagens: Quais destas máquinas são robôs???
Texto de apoio: O que é um robô.
Conversa: O que precisamos fazer para mover o robô???
Clique no link abaixo para jogar:
Sugestão de pesquisa (laboratório ou nos netbooks
educacionais): Diferentes tipos de robôs utilizados na
indústria brasileira e internacional.
educacionais): Diferentes tipos de robôs utilizados na
indústria brasileira e internacional.
Sugestões de filmes para as turmas assistirem:
Wall E, Robôs, Transformes, Os Jetsons, Astroboy.
6ª aula
Vídeo: Todo mundo deveria aprender a programar.
Clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4iKu9qtCSXg
Jogos de inicialização na programação
Assistir os vídeos e fazer os 20 exercícios
Clique no link abaixo:
Assistir os vídeos e passar as fases.
Para acessar o programa Scracth nos netbooks educacionais veja as imagens abaixo:
Clique no link abaixo:
Próximas aulas
Programa Scratch – Linguagem de programação
a professora fará um desafio relacionado com o conteúdo trabalhado em sala de aula, ou seguirá
as vídeo-aulas até a programação de um jogo que
será postado no site do Scratch e postado no blog
da escola para as turmas dos anos iniciais jogarem.
a professora fará um desafio relacionado com o conteúdo trabalhado em sala de aula, ou seguirá
as vídeo-aulas até a programação de um jogo que
será postado no site do Scratch e postado no blog
da escola para as turmas dos anos iniciais jogarem.
Vídeo-aulas:
Aula 02 - Introdução ao Scratch - Jogos e Animações
Clique no link abaixo:
Aula 03 - Introdução ao Scratch - Jogos e Animações
Clique no link abaixo:
Aula 04 - Scratch Desenvolvimento de Jogos e
Animações - Jogo Boliche
Clique no link abaixo:
Para acessar em casa
Scratch online
Com o Scratch você pode programar suas próprias histórias interativas, jogos e animações e compartilhar suas criações com outros membros da comunidade online.
Clique no link abaixo e acesse a comunidade de aprendizagem criativa:
http://scratch.mit.edu/about/
Clique no link abaixo e acesse a comunidade de aprendizagem criativa:
http://scratch.mit.edu/about/
Gostei muito do seu Projeto. As etapas estão bem explicadas, o que facilita o trabalho.
ResponderExcluir