Número de Professora: 01
Projeto Educação Tecnológica para o 2º ano do ciclo II
Justificativa
“O Scratch é ferramenta adequada para exercitar conceitos de lógica de programação, histórias e animações, usando raciocínio lógico, além de conteúdos tradicionais. Novas metodologias motivam os alunos a interagirem constantemente em aula, onde o professor e aluno realizam trocas de conhecimento e aprendizagem constantemente, que acontece de forma criativa, entusiasmada e dinâmica, tendo na interação o principal foco do processo ensino-aprendizagem.”
Objetivos
- Introduzir o conceito de Educação Tecnológica.
- Levantar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados.
- Promover o estudo de conceitos multidisciplinares - em Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Arte, etc.
- Analisar e realizar comparações com os programas utilizados;
- Vivenciar a programação no programa Scratch, para a criação de jogos;
- Compreender elementos básicos da Linguagem de Programação.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Reconhecer a importância do trabalho em equipe.
Etapas
1- Discussão com os alunos:
O que é e o que não é tecnologia?
Apresentação do livro digital “Lolo Barnabé” – Eva Furnari, discussão sobre os avanços tecnológicos.
2- Conhecer o site Ano do Código, assistir os vídeos e iniciar a programação básica.
3- Conhecer o site http://code.org/, assistir os vídeos e iniciar as atividades de programação.
4- Apresentação do material a ser estudado - Scratch. Combinados: retomar combinados de como trabalhar utilizando os Netbooks.
5- SCRATCH : VÍDEO aula básica usando os NETS. Apresentação e exploração do programa.
6- SCRATCH : Breaker dance. Construir com os alunos uma animação de um dançarino de Break, utilizando os recursos do Scratch. Nesta atividade iniciamos com a programação básica, trabalhando com apenas um elemento e alguns movimentos.
7- SCRATCH: montagem de um aquário. Construir com os alunos uma animação de um aquário, utilizando os recursos do Scratch. Para esta atividade, os alunos escolherão vários elementos em único cenário, cada elemento terá movimentos.
8- SCRATCH: construir um parque com animais, cachorro e pássaro, que se movimentem e mudem de coloração.
9- SCRATCH: construção de acordo com o conteúdo estudado pela professora.
Materiais
· Computadores
· Nets
Estratégias
Realizar uma sondagem com os alunos sobre o que é tecnologia. Assistir ao vídeo “Lolo Barnabé”, discutir com a classe quais são os pontos positivos e negativos do uso da tecnologia no dia-a-dia.
Dividir a turma em duplas e orientá-los quanto as atividades a serem realizadas.
Criar uma animação utilizando o Scratch, marcar a data para a finalização dos trabalhos e sua apresentação à classe.
Dicas e sugestões
1. Apresentar os trabalhos feitos, estimulando a curiosidade dos outros alunos. Expor no Blog Escolar.
Fonte de pesquisa
Tutorial Break dance - https://www.youtube.com/watch?v=XWOG39Vgjuk
Tutorial aquário - https://www.youtube.com/watch?v=xPLKltqLANE
Tutorial cachorro e pássaro - https://www.youtube.com/watch?v=0pxaFzRtx7k
Ano do Código- Vem Programar , assistir o vídeo e realizar os exercícios
http://www.anodocodigo.org.br/
Code.org - assistir os vídeos e passar as fases
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